terça-feira, 4 de dezembro de 2007

REDESENHANDO O ESPAÇO



Mesmo com as várias mudanças, tanto nas atividades do dia-a-dia quanto no comportamento no cotidiano doméstico, a tipologia das habitações continua seguindo o modelo da tripartição burguesa oitocentista parisiense, onde pode se constatar em inúmeras modalidades de habitação, com cômodos bem definidos por suas funções e mobiliário.
Projetar uma habitação pautada nas grandes mudanças que vêm acontecendo do âmbito social: a inserção da mulher no mercado, os avanços da informática e a introdução desta no espaço doméstico, impulsionando o trabalho à distância, a liberação sexual, a integração do espaço construído com a natureza, o comportamento da sociedade relacionando-se às necessidades atuais, onde os espaços sejam dinâmicos e flexíveis, sem limitações, podendo assim dispor de uma organização pessoal pela pessoa que habita.
Um desenho que propõe um modelo que substitua a rigidez do convencional, quebrando a idéia de que uma casa tenha que ter “quarto, banheiro, sala e cozinha” onde os espaços são bem definidos e limitados. O comportamento e a atividade atual no cotidiano doméstico será o fundamento para esse desenho, com espaços flexíveis, reconfiguráveis, através de componentes construtivos, mobiliários e equipamentos que sejam mais adequados às necessidade atuais e atenda à essas mudanças.

CONTRASTE



O termo casa tem uma conotação mais afetiva e pessoal: é a casa vista como o lugar próprio de um indivíduo, onde este tem a sua privacidade e onde a parte mais significativa da sua vida pessoal se desenrola. Isto, apesar de muitas pessoas passarem grande parte do dia no seu trabalho (fora de casa, ainda que meios de comunicação como a internet tenham aumentado o número de pessoas que trabalham em casa), ou em locais de recreação. A casa serve também como local de repouso. Há, efetivamente quem veja a sua casa, acima de tudo, como o local onde dorme.

CONTEMPORANEIDADE

IMAGEM: AEROPORTO DE MADRI

Arquitetura contemporânea abarca todos os movimentos, tendências e técnicas arquitetônicos utilizados nos tempos atuais, sucedendo à arquitetura moderna.
Diversos arquitetos compõem as manifestações da estética contemporânea, dentre os quais os principais são Le Corbusier, Frank Lloyd Wright, Jacobus Johannes Pieter Oud, Oscar Niemeyer e outros.

sociedade x sistema




Resolvi fugir um pouco do meu tema e me direcionar às questões sociais da humanidade.
Não me interessa projetar uma habitação de luxo, se meus olhos só vêem pobreza e necessidades... Sempre quando começo alguma pesquisa sobre o tema, logo me vejo em páginas que o assunto central é habitação social.
Não podemos simplesmente fechar os olhos, para aquilo que está diante de nós!
Encontrei essa música por acaso, não sou adepta ao estilo HIP HOP.... Leiam esses trechos, valerão a pena...
ESSA É NOSSA REALIDADE...


A FAMILIA - CASTELO DE MADEIRA

"Milhões de brasileiros não tem teto não tem chão
Eu sou apenas mais um na multidão

Alá! Tô vendo a cena vai chover e o rio vai transbordar o
E meu castelo de madeira vai alagar.
Isento de imposto eu mesmo abraço com meus prejuízos
Natural sofrer se os cordões são indecisos.

Mil avisos, periferia desestruturada
Mil muleque louco, no crime mostra a cara.
Centenas de vezes vi a cena se multiplicar
Quando cheguei ate aqui não tinha ninguém agora tem uma pá.

Rumo ao centro calos nas mãos multidões
Toda essa rebeldia reforça os refrões
Talvez você não saiba do herói que vive a guerra
Com uma marmita fria sem mistura eu sou favela

Vivi pensando a vida inteira em fazer um regaço
Mas agora que conquistei meu sonho, aquele abraço.
Mas não importa se chão de terra tem poeira
Realizei meu sonho, meu castelo de madeira."